Artigo Prev-one

Conteúdos

Burnout

 
Burnout Burnout

Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior. 

Em um mundo que frequentemente exalta a ideia de "quanto mais trabalhamos, melhor somos", a discussão sobre o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal nunca foi tão relevante. O ritmo acelerado e as altas expectativas em ambientes de trabalho podem levar ao esgotamento profissional, também conhecido como Burnout.


Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.


A Síndrome de Burnout é um estado de esgotamento físico, emocional e mental causado por um envolvimento excessivo em situações de trabalho emocionalmente demandantes por um período prolongado. Caracteriza-se por três componentes principais: 1. exaustão emocional, 2. despersonalização e 3. sensação reduzida de realização pessoal no trabalho.


A Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir. Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.


Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o Burnout não como uma condição médica, mas sim como um fenômeno ocupacional, reconhecendo sua especificidade em contextos de trabalho e destacando a necessidade de abordagens preventivas no ambiente profissional.


SINTOMAS


A Síndrome de Burnout envolve nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas. O estresse e a falta de vontade de sair da cama ou de casa, quando constantes, podem indicar o início da doença. Os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são:


Excesso de Trabalho: Longas horas de trabalho sem pausas adequadas ou dias de descanso podem levar ao esgotamento. A pressão para cumprir prazos apertados e a carga de trabalho ininterrupta são fatores significativos.


Falta de Controle sobre as Tarefas: Sentir-se incapaz de influenciar decisões que afetam seu trabalho, como cronograma, projetos ou carga de trabalho, pode contribuir para o sentimento de impotência e Burnout.


Desequilíbrio entre a Vida Profissional e Pessoal: A dificuldade em separar o trabalho da vida pessoal, especialmente com o advento do trabalho remoto, pode levar a uma invasão do trabalho no tempo destinado ao descanso e às atividades pessoais.


Expectativas de Trabalho Não Claras: Não saber exatamente quais são as expectativas ou ter objetivos de trabalho que parecem inatingíveis pode causar estresse constante.

Ambiente de Trabalho Tóxico: Conflitos com colegas ou gestores, falta de apoio e reconhecimento, assim como discriminação ou assédio, podem ser gatilhos importantes para o Burnout.


Ambiente de Trabalho Tóxico: Conflitos com colegas ou gestores, falta de apoio e reconhecimento, assim como discriminação ou assédio, podem ser gatilhos importantes para o Burnout.


Sintomas Físicos e Emocionais

  • Cansaço constante e sensação de esgotamento.
  • Problemas de sono, seja dificuldade para dormir ou sensação de não descanso após o sono.
  • Dores musculares e de cabeça, além de problemas gastrointestinais.
  • Mudanças no apetite e no peso.

Emocionais/Psicológicos

  • Sensação de fracasso e dúvidas constantes sobre o próprio valor.
  • Despersonalização ou sensação de distanciamento do trabalho e das pessoas ao redor.
  • Sentimentos de desesperança, isolamento e irritabilidade.
  • Diminuição da satisfação e do prazer com o trabalho, que pode se estender para a vida pessoal.
  • Problemas de concentração e memória, além de indecisão.

Normalmente esses sintomas surgem de forma leve, mas tendem a piorar com o passar dos dias. Por essa razão, muitas pessoas acham que pode ser algo passageiro. Para evitar problemas mais sérios e complicações da doença, é fundamental buscar apoio profissional assim que notar qualquer sinal. Pode ser algo passageiro, como pode ser o início da Síndrome de Burnout.


DIAGNÓSTICO


O psiquiatra e o psicólogo são os profissionais de saúde indicados para identificar o problema e orientar a melhor forma do tratamento, conforme cada caso.


Muitas pessoas não buscam ajuda médica por não saberem ou não conseguirem identificar todos os sintomas e, por muitas vezes, acabam negligenciando a situação sem saber que algo mais sério pode estar acontecendo.


Amigos próximos e familiares podem ser bons pilares no início, ajudando a pessoa a reconhecer sinais de que precisa de ajuda.O Grupo Prev One, através seu psicólogo Renan Wendrel, pode lhe ajudar. Envie um e-mail para [email protected].


O grupo Prev One pode lhe ajudar na promoção de saúde em sua empresa. A Blitz de Saúde é um serviço voltado exclusivamente para a promoção da saúde emocional em ambientes institucionais e corporativos. Fale com uma as nossas consultoras! 




Categories
#Saúde Mental
Solicite Informações para sua empresa

Levamos a sério todo e-mail que nos é enviado, por isso temos sempre um colaborador pronto para atendê-lo e tirar dúvidas durante o horário comercial.