Artigo Prev-one

Conteúdos

Causas e soluções para o abuso de álcool e drogas na pandemia

 
Causas e soluções para o abuso de álcool e drogas na pandemia Causas e soluções para o abuso de álcool e drogas na pandemia

Mesmo na pandemia, o consumo de álcool e drogas se manteve em níveis significativos em todo o mundo, o que demanda a atenção das famílias e das empresas para os perigos provocados pela dependência química. Essa informação foi publicada no relatório Global Synthetic Drugs Assessment 2020, da UNODC (entidade vinculada à Organização das Nações Unidas - ONU), e divulgado pela UNIAD.


A necessidade de isolamento social, o medo de contrair o coronavírus e as consequências econômicas da pandemia estão entre as principais causas para que isso ocorra - e a solução passa por uma verdadeira reformulação na estrutura da sociedade, aponta o material da entidade.


Razões para o grande abuso de álcool e drogas na pandemia

De acordo com o relatório da UNODC, uma série de razões podem ser apontadas como motivadoras do abuso de álcool e drogas durante o período da pandemia. Veja as principais.


Confinamento e isolamento

A necessidade de restringir as interações sociais e de evitar o contato com outras pessoas, em função dos riscos de disseminação do novo coronavírus, tem seu lado positivo, que é justamente o de evitar o contágio da população. No entanto, há também os aspectos psicológicos do confinamento, que não podem ser ignorados: situações de isolamento podem provocar depressão, ansiedade, entre outros distúrbios.


Conflitos familiares

Outra situação decorrente do isolamento social é passar muito tempo dentro de casa apenas com a família. Isso pode provocar conflitos em função da convivência forçada, sem ter para onde ir - e, eventualmente, levar ao abuso de substâncias como álcool e drogas, que funcionam como um "escape" da situação.


Incerteza econômica

O fato de a economia ter sido fortemente abalada pela COVID-19, com alta nas taxas de desemprego, também afeta a saúde mental das pessoas. Mesmo aquelas que conseguiram se manter trabalhando podem se sentir inseguras quanto ao futuro, o que também serve como estímulo ao consumo de substâncias.


Aumento no uso de medicamentos para insônia

O estresse contínuo provocado pelo temor do vírus, pela incerteza econômica e pelo convívio ininterrupto com familiares também estimulou o aumento no uso de medicamentos para insônia - resultado da ansiedade dos tempos de pandemia.


Formas de resolver o problema da dependência química

A UNODC propõe soluções para a questão do abuso de álcool e drogas em seu relatório que não necessariamente estão relacionadas apenas à pandemia, mas sim ao contexto geral. Acompanhe.


Diminuição da pobreza

Uma melhor distribuição de renda associada a ações que impactem de forma efetiva a diminuição da pobreza é um dos passos principais para evitar o abuso de substâncias, de acordo com a instituição.


Aumento da qualidade do ensino

Qualificar os processos de educação, garantindo que os alunos frequentem a escola até a finalização dos estudos, é outra atitude a ser tomada, de acordo com a UNODC. Somente formando pessoas conscientes e bem informadas, com condições de terem uma vida profissional digna, será possível eliminar o problema do álcool e das drogas.


Fortalecimento do estado de direito

O estudo ainda aponta que fortalecer o estado de direito, promover sociedades livres e capazes de oferecer uma excelente qualidade de vida para os cidadãos, é essencial no combate às drogas. Com essas melhorias, o abuso de substâncias tende a diminuir consideravelmente - o que evita que isso ocorra, inclusive, em períodos de pandemia.


Agora, que tal saber mais sobre os programas de prevenção ao uso de álcool e drogas da Prev One? Acesse o site da empresa para conhecer as iniciativas.


Categories
#Programa de Prevenção de Álcool e drogas
Solicite Informações para sua empresa

Levamos a sério todo e-mail que nos é enviado, por isso temos sempre um colaborador pronto para atendê-lo e tirar dúvidas durante o horário comercial.