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Como proceder em caso de funcionário com sintomas de Covid-19?

 
Como proceder em caso de funcionário com sintomas de Covid-19? Como proceder em caso de funcionário com sintomas de Covid-19?

Diversos segmentos já tiveram autorização para retomar as atividades presenciais, mas as empresas continuam sujeitas a ter funcionário com sintomas de Covid-19. Isso ocorre porque a pandemia ainda não terminou e, mais do que isso, alguns países já vêm percebendo uma segunda onda da doença surgindo.


Continue a leitura para ver as recomendações a respeito de como proceder nesses casos.


Afaste o colaborador com suspeita de infecção

A primeira e mais imediata medida para caso de funcionário com sintomas de Covid-19 é afastar o colaborador de suas atividades. Logo, é isso que o empregador deve fazer assim que receber a notícia de que há alguém com uma provável infecção.


De acordo com a Lei 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, o contágio pelo novo coronavírus é motivo de falta justificada por parte dos trabalhadores, o que obriga o empregador a continuar pagando seus salários em dia.


Oriente o profissional a procurar os serviços de saúde locais

O empregador deve dar todo o suporte e orientações ao funcionário com sintomas de Covid-19, recomendando que se busque apoio nos serviços de saúde da cidade onde reside. Primeiramente, o contato deve ser via telefone, por meio do número 136 (Ouvidoria do SUS)


A partir daí, o colaborador será orientado ou não a buscar uma unidade básica de saúde ou hospital para fazer o teste e, caso necessário, receber o tratamento adequado.


Teste os colegas que tiveram contato com o funcionário contaminado

Ainda que o funcionário não tenha um diagnóstico definitivo, é importante também testar os colegas que tiveram contato direto com o profissional até cinco dias antes do aparecimento dos sintomas. Assim, pode-se garantir mais segurança a respeito da saúde da equipe e um controle maior da disseminação do vírus.


Antes do retorno, teste o colaborador infectado novamente

Em caso de resultado positivo para o novo coronavírus, o funcionário deverá permanecer em quarentena por 14 dias. Antes de voltar ao trabalho, no entanto, é fundamental realizar um novo teste, para garantir que as chances de contaminação foram eliminadas. Embora o período de incubação do vírus seja de aproximadamente duas semanas, esse não é um número exato.


Consulte a Lei 13.979 em caso de dúvidas

A Lei 13.979 estabelece uma série de regras a serem cumpridas e discorre a respeito das recomendações de isolamento, quarentena, uso de equipamentos de proteção individual, entre outros detalhamentos acerca da prevenção à contaminação a partir do novo coronavírus e preservação da saúde pública.


É importante consultar o conteúdo da lei para se certificar em relação ao melhor caminho a seguir, além de conferir o que as autoridades do município onde a empresa está localizada estabelecem.


Chegamos ao final deste artigo e esperamos ter esclarecido quais são os principais passos a serem tomados em caso de funcionário com sintomas de Covid-19. O controle da disseminação do coronavírus é responsabilidade das autoridades sanitárias, mas também das empresas e da população como um todo.


Continue com a gente! Veja nosso artigo: "Teste rápido Covid: por que a minha empresa deve investir?".

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