Artigo Prev-one

Conteúdos

Conheça os riscos da oxicodona, o remédio mais perigoso do mundo

 
Conheça os riscos da oxicodona, o remédio mais perigoso do mundo Conheça os riscos da oxicodona, o remédio mais perigoso do mundo

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.


Ainda que a crise dos opiáceos pareça distante da realidade brasileira, trata-se de uma ilusão. No nosso país, há pessoas sofrendo com a dependência química diretamente relacionada à oxicodona, o que comprova que o problema pode estar mais próximo de nós mesmos do que imaginamos.


Qual é a origem da oxicodona?

A origem da medicação vem da papoula, planta com registro de utilização pela humanidade desde 3.400 a.C., cuja flor você pode ver na foto que ilustra este artigo. Conhecida como "planta da alegria", a papoula é a fonte dos principais componentes da oxicodona e que a torna o remédio mais perigoso do mundo.


O princípio ativo da planta foi batizado de "morphium" pelo cientista Friedrich Sertürner no século 19, após ser identificado por ele em uma série de testes. Sertürner concluiu que sua ação se dava sobre receptores opioides do cérebro, assim como a maior parte dos analgésicos. O poder do "morphium" (batizado em homenagem ao deus grego Morfeus, que habita o mundo dos sonhos), porém, é incrivelmente maior ao de outros similares.


Além de seu efeito ser mais poderoso, sua capacidade de tornar uma pessoa dependente é muito maior do que a de outros analgésicos. Não é à toa que a substância é proibida em diversos países e se tornou um problema de saúde pública na América do Norte. Inclusive, artistas de renome como o cantor Prince e a atriz Carrie Fisher (a princesa Leia da série Star Wars) sucumbiram após anos de batalha contra a oxicodona.


Por que a oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo?

Entenda mais sobre os efeitos da oxicodona e por que ela é considerada o remédio mais perigoso do mundo.


Exerce forte controle psíquico

Como já falamos anteriormente, a oxicodona é altamente viciante. A necessidade pelo consumo de doses cada vez maiores torna uma pessoa dependente não apenas sob aspectos físicos, mas também mentalmente. Pensamentos obsessivos sobre tomar a próxima dose (e, dependendo da situação, sobre como consegui-la) a tornam um verdadeiro perigo, comparável à dependência de crack.


Tem alto risco de provocar overdose

O risco de overdose também aumenta conforme o uso. Ou seja, é muito comum que uma pessoa tome muito mais comprimidos de oxicodona do que o organismo é capaz de processar em pouco tempo, o que faz com que as chances de causar a morte do usuário em função de altas dosagens cresçam.


Além disso, mesmo após passar por um processo de desintoxicação, é comum que os pacientes tenham recaídas. Neste caso, costumam retornar ao consumo das altas doses às quais estavam acostumados, o que pode ser fatal quando o organismo já está livre da oxicodona.


É fácil falsificar sua receita

Embora seja necessária uma receita médica especial ? do tipo que fica retida na farmácia após a compra ? a recomendação profissional para uso da oxicodona pode ser falsificada, já que é impressa em um papel branco comum. As medicações tarja preta, no Brasil, somente podem ser compradas ao apresentar um receituário impresso em um tipo de papel amarelo especial, o que não ocorre com o remédio mais perigoso do mundo.


Oferece riscos que vão de parada cardiorrespiratória a erupções alérgicas

Um dos principais riscos da oxicodona para a saúde, além do efeito viciante, são as paradas muscular, cardíaca e respiratória. Erupções na pele, que podem ser consequência da alergia às substâncias que compõem a medicação, ou ainda interações com outros remédios, também podem ser consequências desagradáveis do uso descontrolado do produto.


Entendeu por que a oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo? Evitar que a substância se torne um risco é possível por meio de programas de diagnóstico e prevenção, como os oferecidos pela Prev One. A empresa é especializada na elaboração de iniciativas direcionadas a evitar o consumo abusivo de álcool e drogas.


Visite o nosso site para saber mais sobre os programas!


Categories
#Programa de Prevenção de Álcool e drogas
Solicite Informações para sua empresa

Levamos a sério todo e-mail que nos é enviado, por isso temos sempre um colaborador pronto para atendê-lo e tirar dúvidas durante o horário comercial.