Artigo Prev-one

Conteúdos

DROGAS MAIS USADAS NO BRASIL

 
DROGAS MAIS USADAS NO BRASIL DROGAS MAIS USADAS NO BRASIL

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) a dependência química é a doença que mais mata no mundo, perdendo apenas para o câncer e doenças cardíacas. Dados alarmantes da Fundação FioCruz, o uso de drogas no Brasil é uma questão que continua desafiando a saúde pública. O consumo de substâncias ilícitas produz efeitos negativos em casa, na família e no trabalho, impactando a vida e a saúde do colaborador, seu rendimento e, consequentemente, a produção da empresa. 


A sua empresa tem uma política de prevenção ao uso de drogas? Independentemente do ramo da sua empresa, busque alternativas para diminuir os impactos negativos do uso de drogas para a saúde e segurança de seus colaboradores. Nós da PREV ONE estamos atentos ao movimento crescente do uso de drogas lícitas, como álcool, tabaco e medicamentos; e ilícitas como a maconha, a mais consumida no Brasil. 


Listamos para você as principais drogas consumidas no Brasil e seus efeitos na saúde das pessoas e a maconha é a substância ilícita mais consumida no Brasil, segundo o 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Entre as drogas lícitas, o álcool é a mais utilizada, com 66,4% de relatos de já terem experimentado ao longo da vida. Pasme, a dependência ao álcool já atinge 2 milhões de pessoas!


A maior base de informações que temos para entender sobre as drogas mais consumidas no Brasil é a pesquisa feita pela Fiocruz que ouviu mais de 17 mil pessoas e conseguiu criar um panorama geral sobre o uso de substâncias psicoativas no Brasil. 


1. Álcool - De acordo com a pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, a droga mais usada no Brasil é o álcool. Este resultado condiz com as facilidades de acesso, uma vez que a substância é legalizada e amplamente incentivada em festas e eventos. Está na cultura do nosso país. De acordo com a pesquisa, mais da metade da população brasileira entre 12 aos 65 anos já consumiu álcool pelo menos vez em sua vida. Além disso, o estudo ainda indicou que pelo menos 2,3 milhões de pessoas apresentaram os critérios usados para definir uma dependência química do álcool.


2. Tabaco - Depois do álcool, a substância mais usada no Brasil é o tabaco, outra droga legalizada. No entanto, o uso de cigarros vem diminuindo como efeito de todas as ações criadas para reduzir o consumo dessa substância em nossa sociedade. Atualmente, há um declínio considerável no consumo de cigarros no Brasil, ainda que um terço de todos os brasileiros já tenha fumado um cigarro pelo menos uma vez na vida. O consumo habitual, no entanto, é menos da metade disso: 13,6% de todos os brasileiros, o equivalente a 20,8 milhões de pessoas. No entanto, um elemento preocupante na pesquisa é a ascensão de formas alternativas de fumo, como os cigarros eletrônicos e os narguilés. Dito isso, entretanto, ainda não há informações o suficiente para traçar uma conclusão com base nesses dados.


3. Maconha - Dentre as drogas ilícitas, a maconha é a mais consumida. Cerca de 7,7% de todos os brasileiros entre 12 e 65 anos já usaram maconha pelo menos uma vez na vida. Em termos de usos habituais, cerca de 3,2% de todos os brasileiros consumiram alguma substância ilegal, o que equivale a quase 5 milhões de pessoas.


4. Medicamentos sem prescrição - Segundo a pesquisa da Fiocruz, preocupa também o número de pessoas que consumiu medicamentos de forma não prescrita ou em uma quantidade diferente da prescrita pelo médico: aproximadamente 1% da população se encaixa em um desses termos. É um número bem acima do padrão, o que indica a possibilidade de uma crise no consumo de remédios no Brasil em algum momento no futuro.


5. Cocaína - A cocaína também é uma das principais drogas consumidas no país, em torno de 3,1% de toda a população brasileira já usou a droga alguma vez na vida, e 0,3% das pessoas consumem em um ritmo habitual. Normalmente, essa droga manifesta seus efeitos 10 minutos após o uso e eles costumam durar 30 minutos em nosso organismo.

Categories
#Informativo
Solicite Informações para sua empresa

Levamos a sério todo e-mail que nos é enviado, por isso temos sempre um colaborador pronto para atendê-lo e tirar dúvidas durante o horário comercial.