Artigo Prev-one

Conteúdos

Quais os prejuízos do uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho?

 
Quais os prejuízos do uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho? Quais os prejuízos do uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho?

Em uma sociedade cujo mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, muitas pessoas podem acabar recorrendo a vícios para enfrentar as responsabilidades. No entanto, ao contrário de representar uma fuga, as substâncias psicoativas são uma prisão capaz de intensificar os problemas das pessoas. Isso pode ser evitado com um Programa de Prevenção de Álcool e Drogas eficiente.

As consequências dos vícios no indivíduo e na sociedade

O uso de narcóticos, bem como o alcoolismo, pode provocar um comportamento antissocial, além de ser responsável por boa parte dos índices de acidentes de trânsito, de violência doméstica, de abandono escolar e de criminalidade em geral, uma vez que alguém dependente é capaz de atos inimagináveis para sustentar o seu vício.

Além de afastar o indivíduo da convivência em sociedade e em família, as drogas e o álcool provocam inúmeras doenças, podendo levar ao óbito. Quando associado a fatores preexistentes, como a depressão ou problemas cardíacos, o consumo de narcóticos e álcool potencializa as chances dessas doenças terem efeitos fatais.

Prejuízos no trabalho

Segundo um artigo publicado pela ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho), o padrão de consumo de substâncias psicoativas pode variar do uso de drogas, ao abuso de drogas e a dependência. Assim, o consumo dessas substâncias afeta diretamente a jornada de trabalho. Um indivíduo que possua um nível de abuso ou dependência pode:

 Perder o foco e o tempo no trabalho

O consumo de substâncias psicoativas leva a mudanças no funcionamento do cérebro, afetando seu "sistema de recompensa" e, portanto, deixando o pensamento do trabalhador voltado apenas para a próxima dose do vício, impactando o tempo de serviço e a produtividade.

Elevar o risco de acidentes

Justamente por afetarem o cérebro, as drogas e o álcool são capazes de mexer também com a memória e o sistema motor do funcionário, fazendo aqueles que trabalham, por exemplo, em máquinas ou instrumentos perigosos correrem sérios riscos de vida.

Ter problemas de interação com os colegas

Por serem capazes de tornar alguém antissocial, os vícios podem causar inúmeros conflitos no ambiente de trabalho, afetando não somente a produtividade, mas também a convivência de toda empresa.

Aumentar as taxar de absenteísmo

Por causa das questões de saúde, é bastante comum que os empregados com tais vícios faltem ao trabalho. As licenças podem ser pontuais ou estendidas, levando, em casos extremos, à demissão

Como a empresa deve agir?

O ideal é que a empresa busque uma solução adequada, que não cause ainda mais problemas a ela e ao dependente. Para tal, é relevante estimular a prática de hábitos saudáveis e promover a conscientização, sendo válido firmar parcerias com empresas que ofereçam programas especiais.

A Prev One Diagnóstico e Prevenção é membro da National Drug & Alcohol Screening Association, maior referência mundial em diagnóstico de substâncias psicoativas. Portanto, é a empresa ideal para ajudar o sua empresa a lidar com os prejuízos causados pela dependência química no ambiente de trabalho, implantando, executando e gerenciando Programas de Prevenção e de Controle do Uso de Substâncias Psicoativas, incluindo customização de programas, capacitações, exames e testes toxicológicos. Conheça o nosso Programa de Prevenção de Álcool e Drogas da aqui em nosso site na opção serviços.


Categories
#Programa de Prevenção de Álcool e drogas
Solicite Informações para sua empresa

Levamos a sério todo e-mail que nos é enviado, por isso temos sempre um colaborador pronto para atendê-lo e tirar dúvidas durante o horário comercial.