Artigo Prev-one

Conteúdos

Quais os principais tipos de testes de drogas e onde fazer?

 
Quais os principais tipos de testes de drogas e onde fazer? Quais os principais tipos de testes de drogas e onde fazer?

Os exames toxicológicos, também chamados de testes de drogas, são importantes para detectar a presença de substâncias tanto em pessoas da família que possam estar sofrendo com a dependência química, quanto em funcionários de uma empresa.


Existem diversos tipos, sendo que o de urina é um dos mais importantes, em função da grande janela de detecção (dependendo da substância testada), do número de toxinas que podem ser encontradas e da fidelidade dos resultados - além, é claro, de já existir um modelo de testagem rápida para consumo de álcool.


A seguir, vamos explicar os principais tipos de testes de drogas, começando pelo teste de urina.


Acompanhe até o fim!


Exame de urina

Um teste de drogas bastante utilizado no mercado é exame de urina. Sua janela de detecção é variável, podendo chegar a até nove dias, para algumas substâncias (como as toxinas do LSD, por exemplo). É aplicada para buscar vestígios do consumo de diversas drogas, tais como:

  • anfetaminas;
  • cocaína;
  • codeínas;
  • crack;
  • ecstasy;
  • heroína;
  • morfina;
  • anabolizantes e estimulantes em geral.


Muito usados no meio esportivo para verificar se atletas atuaram dopados em competições - ou seja, usando medicações proibidas e capazes de melhorar seu desempenho -, esses exames podem encontrar resquícios de substâncias com grande fidelidade em seus resultados.


Embora sejam exames toxicológicos mais demorados de serem realizados, o mercado já disponibiliza testes rápidos de urina para detectar o uso de álcool - uma forma eficiente de as empresas verificarem se seus colaboradores estão aptos a praticar atividades profissionais - e também outras substâncias como cocaína, maconha e anfetaminas. Os diagnósticos nessa modalidade de teste também são conhecidos com mais agilidade do que em exames comuns.


Há também os testes de urina por imunofluorescência, que permitem a detecção de benzoilecgonina (metabólito formado a partir de enzimas do fígado, com origem no consumo de cocaína) em usuários da droga.


Exame de sangue

O teste de drogas, quando tem o objetivo de detectar o uso recente de alguma substância, deve ser feito preferencialmente a partir da coleta de sangue do paciente. No entanto, a janela para a realização do exame toxicológico é curta, de apenas 48 horas. Ou seja, se a droga foi consumida há mais de dois dias, dificilmente o teste acusará sua presença no sangue. E, dependendo da substância procurada, há ainda menos tempo - o LSD, por exemplo, não é mais rastreado em um exame de sangue após duas horas.


Os laboratórios, em geral, coletam duas amostras de sangue para garantir a segurança do teste de drogas. Depois disso, é feita uma análise do material. Há um referencial numérico padrão utilizado, para garantir que não seja considerado positivo um exame em que se encontra uma pequena quantidade da substância - que pode ter sido ingerida involuntariamente, por exemplo.


Exame de suor

Outro teste de drogas rápido disponível no mercado capta o suor da impressão digital e, a partir desta pequena amostra, identifica possíveis substâncias ilícitas no organismo. Entre elas, THC (encontrada no haxixe), cocaína e MDMA (encontrado no ecstasy), além de anfetaminas, morfina e outras. O resultado é muito rápido e sai em dois minutos.


Exame de tecidos (queratina)

Outro exame toxicológico bastante utilizado é o de tecidos. Ele é bastante utilizado por ter uma janela de detecção bastante extensa, que pode chegar a 180 dias.


A partir de uma pequena amostra de cabelo do paciente, em geral de quatro centímetros cortados rente à raiz, é possível detectar a presença de cocaína, heroína, maconha, anfetaminas, ecstasy, oxicodona, entre outras substâncias tóxicas. Quando o paciente tem pouco cabelo, podem ser retirados pelos de outras partes do corpo.


Exame de saliva

Os exames de saliva, que também já existem na modalidade de teste rápido, também são eficientes na detecção de substâncias como anfetaminas, benzodiazepinas, cocaína, canabis (maconha), opiáceos, entre outros.


Esses são os principais testes de drogas disponíveis no mercado, cada um com uma janela de detecção e finalidades diferentes. É preciso analisar a necessidade de cada indivíduo ou empresa antes de tomar a decisão pelo exame toxicológico ideal.


A Prev One é uma empresa que disponibiliza diversos testes de drogas para pessoas e organizações. Caso tenha dúvidas, entre em contato para saber mais a respeito.

Categories
#Programa de Prevenção de Álcool e drogas
Solicite Informações para sua empresa

Levamos a sério todo e-mail que nos é enviado, por isso temos sempre um colaborador pronto para atendê-lo e tirar dúvidas durante o horário comercial.