Artigo Prev-one

Conteúdos

Vacine-se! Saiba quando

 
Vacine-se! Saiba quando Vacine-se! Saiba quando

O incentivo a vacinação contra a Covid-19 vem sendo amplamente divulgado desde a liberação dos imunizantes por parte da Anvisa, aqui no Brasil.


Também já é de ampla divulgação que a vacina contra a covid-19 foi destinada inicialmente a grupos prioritários (idosos, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades). Mas, o Governo de São Paulo divulgou recentemente a ampliação da vacinação, englobando outros grupos fora da faixa de prioridade.


Neste artigo, vamos entender um pouco como são definidas as prioridades e quando a vacinação estará disponível aos demais grupos no estado de São Paulo.


Como são definidas as prioridades?

É verdade que muitas dúvidas surgiram na população assim que foram anunciadas a liberação de doses da vacina contra a covid-19, e uma delas é a definição da prioridade. Afinal, como são definidas as prioridades?


As prioridades para a vacinação não seguem critérios específicos para serem definidas. Porém, as escolhas são feitas de acordo com características bem claras e até um pouco óbvias. Por exemplo: Idosos e profissionais da saúde.


Esses grupos merecem uma atenção especial. Os idosos, por estarem em situação mais vulnerável e de maior fragilidade, receberam as primeiras doses da vacina, pois conforme já mencionado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a Covid-19 tende a ser mais agressiva em pessoas de idade avançada.


Os profissionais da saúde foram outros que entraram no grupo prioritário. Esses até por questões mais óbvias. Apesar de nem todos esses profissionais estarem na linha de frente, muitos acabam se expondo mais por estarem lidando diretamente com diversas enfermidades.


Por que pessoas com comorbidades são prioridade?

Recentemente, o Governo do estado definiu pessoas portadoras de comorbidades como sendo os novos alvos para receber o imunizante contra a Covid-19.


Esse grupo, semelhante ao grupo de idosos, possui certa vulnerabilidade ao Covid-19, podendo desenvolver formas graves da doença, caso sejam infectados.


Segundo dados da OMS, diabetes, doença renal crônica e outras pneumopatias crônicas são as doenças que trazem mais risco de agravamento em caso de infecção pelo novo coronavírus.


Entretanto, apesar de haver pessoas em busca de laudos para comprovar alguma comorbidade, existem critérios que enquadram quem realmente deve ser imunizado nesse momento.


Quais comorbidades se encaixam na prioridade de vacinação?

Como já mencionado no decorrer deste artigo, pessoas com comorbidades são mais sensíveis à contaminação pela covid-19, segundo dados da OMS. Por isso, o Ministério da Saúde definiu as seguintes condições para prioridade.


- Diabetes mellitus

- Pneumopatias crônicas graves

- Hipertensão arterial

- Doença crônica renal

- Hemoglobinopatias graves (Anemia falciforme e talassemia maior)

- Obesidade mórbida

- Síndrome de Down

- Cirrose hepática


Doenças Cardiovasculares:


- Insuficiência cardíaca

- Cor-pulmonale

- Cardiopatia hipertensiva

- Síndrome coronarianas

- Valvopatias

- Miocardiopatias e Pericardiopatias

- Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

- Hematomas da aorta e demais grandes vasos

- Arritmias cardíacas


Doenças neurológicas crônicas:


- Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico

- Ataque isquêmico transitório

- Demência vascular

- Doenças neurológicas crônicas que impactam da função respiratória

- Paralisia cerebral

- Esclerose múltipla


Vacinação do público em geral no estado de São Paulo

Recentemente, o governo do estado de São Paulo divulgou um plano de vacinação contra a covid-19 visando aplicar a primeira dose da vacina em todos os adultos do estado até o final outubro de 2021.


O plano sugerido pelo governo estado de São Paulo é mostrado no esquema abaixo:


IMG: Vacine-se! Saiba quando


Enquanto o esquema não é completado, o Governo de São Paulo ampliou a vacinação para pessoas com comorbidades e com deficiência de 30 a 39 anos.


A importância da vacinação

A vacinação garante que doenças graves não se desenvolvam no nosso organismo e consequentemente não se espalhem para outras pessoas. Isso é válido para qualquer tipo de imunizante e ainda mais para a situação atual de pandemia pela Covid-19.


Existe um apelo mundial por parte da OMS para que as pessoas não deixem de se imunizar contra o novo coronavírus. Essa é a forma mais eficaz de alcançarmos uma imunização coletiva.


Portanto, vacine-se. Apesar das dificuldades que muitas instituições governamentais enfrentam para disponibilizar o imunizante para toda a população, não deixe de se vacinar quando chegar a sua vez. Essa é a nossa maior chance na luta contra o coronavírus.


Gostou desse artigo? Continue no nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como esse. Mantenha-se atualizado com os nossos artigos e conhecendo os nossos produtos.


Categories
#Covid-19
Solicite Informações para sua empresa

Levamos a sério todo e-mail que nos é enviado, por isso temos sempre um colaborador pronto para atendê-lo e tirar dúvidas durante o horário comercial.