Artigo Prev-one

Conteúdos

Diagnóstico precoce da COVID-19 salva vidas: entenda o papel do teste antígeno

 
Diagnóstico precoce da COVID-19 salva vidas: entenda o papel do teste antígeno Diagnóstico precoce da COVID-19 salva vidas: entenda o papel do teste antígeno

Quando se fala em diagnóstico precoce da COVID-19, muito já se debateu a respeito de tratamentos, medicações e formas alternativas de curar a doença. No entanto, pesquisas científicas realizadas ao longo de 2020 mostraram que não há remédios que garantam o total restabelecimento dos pacientes.


Ainda assim, é possível reduzir as chances de agravamento da COVID-19 a partir do diagnóstico precoce da doença, o que pode ser feito por meio de consultas médicas, exames de imagem e testes rápidos antígenos.


Leia mais a seguir!


Qual a importância dos testes na redução de mortalidade em função da COVID-19?

Um estudo publicado pela renomada revista Nature mostrou que a realização de testes ajuda a reduzir a mortalidade em função da infecção. Entre as conclusões dos pesquisadores estão a descoberta de que "um teste adicional a cada 100 pessoas foi associado a uma redução de 8% na taxa de mortalidade".


A pesquisa ainda sugere que o aumento da testagem pode potencialmente servir como uma abordagem eficaz para atenuar as taxas de mortalidade, especialmente quando os governos foram menos eficazes no controle da doença ou quando os leitos hospitalares não foram suficientes para atender a procura por atendimento médico.


Como fazer o diagnóstico precoce da COVID-19?

A seguir, vamos detalhar os passos recomendados para fazer o diagnóstico precoce da COVID-19. Acompanhe!


Procurar atendimento médico

A procura por atendimento médico é fundamental na busca por diagnóstico precoce. A recomendação do Ministério da Saúde é que os pacientes busquem apoio nos postos de triagem das Unidades Básicas de Saúde ou UPAs de sua cidade quando tiverem os sintomas de COVID-19 ou se tiverem contato com pessoas contaminadas.


Submeter-se a exames de imagem

Fazer exames de imagem dos pulmões costuma ser uma das primeiras etapas na hora de identificar o agravamento da COVID-19. Afinal, é desta forma que se consegue visualizar o comprometimento dos pulmões e, assim, entender quais as etapas seguintes no tratamento da doença - sempre com orientação médica.


Fazer teste rápido antígeno

O chamado teste rápido imunocromatográfico é usado para a detecção qualitativa específica de antígenos (Ag) de SARS-CoV-2 em amostras de swab de nasofaringe. Esse é um teste de resultado altamente confiável e que informa sobre a infecção até 30 minutos após sua realização.


O swab esterilizado (uma espécie de haste plástica flexível) é inserido em uma narina do paciente, de forma que possibilite alcançar a superfície da nasofaringe superior. Após girar o swab suavemente de forma rotacionada, é possível coletar o material a ser analisado.


Um sistema de linhas coloridas indicará se os resultados foram reagentes (paciente infectado com o coronavírus) ou não reagente (paciente não contaminado).


Conseguiu entender a importância do diagnóstico precoce e do teste antígeno rápido para o tratamento da COVID-19? Embora não haja uma medicação específica que cure a doença, uma série de medidas voltadas à saúde podem ser realizadas para evitar o agravamento do quadro.


Entre em contato com a Prev One para saber mais a respeito do teste antígeno rápido e como ter acesso a essa importante ferramenta no combate ao coronavírus!

Categories
#Covid-19
Solicite Informações para sua empresa

Levamos a sério todo e-mail que nos é enviado, por isso temos sempre um colaborador pronto para atendê-lo e tirar dúvidas durante o horário comercial.