Artigo Prev-one

Conteúdos

Segunda onda da pandemia de COVID-19: como prevenir a contaminação?

 
Segunda onda da pandemia de COVID-19: como prevenir a contaminação? Segunda onda da pandemia de COVID-19: como prevenir a contaminação?

Você provavelmente já ouviu falar da segunda onda da pandemia de COVID-19. Desde outubro de 2020, um novo aumento nos casos da doença passou a ser percebido na Europa. Especialistas apontam que as principais causas para isso foram o afrouxamento das orientações focadas em isolamento social durante o verão no continente.


Por mais cansadas que as pessoas estejam do longo período de confinamento e dos protocolos de segurança sanitária, eles são a única forma de combater a segunda onda da pandemia, pelo menos enquanto um percentual significativo da população não estiver vacinada contra o vírus.


Acompanhe as principais formas de prevenção relacionadas à COVID-19.


Higienizar as mãos com frequência

Todos já ouviram essa recomendação centenas de vezes desde março de 2020, mas ela continua valendo e é a medida mais segura também em relação à segunda onda da pandemia: lavar as mãos com água e sabão é fundamental para eliminar as chances de infecção. Os riscos de se contaminar ao levar as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos são enormes.


Não havendo uma pia disponível, é fundamental usar o álcool gel para manter as mãos higienizadas - especialmente quando é necessário sair, usar o transporte público, entre outras atividades.


Usar máscara quando sair

A recomendação continua sendo a de ficar em casa e só sair em caso de necessidade. Aí é hora de garantir a segurança sanitária também com o uso de máscaras, que ajudam não apenas a proteger quem a usa, como também os demais indivíduos - já que uma pessoa infectada, porém assintomática, pode contaminar outras sem saber.


Evitar ambientes com aglomerações

Ao sair, é essencial evitar entrar em aglomerações: lojas muito cheias, restaurantes lotados, meios de transporte com grande quantidade de passageiros e outras situações similares são de alto risco e ajudaram a provocar a segunda onda da pandemia.


Redobrar os cuidados no uso do transporte público

Além de usar máscara e álcool gel e evitar aglomerações no transporte público, também é muito importante abrir as janelas, evitar assentos próximos a lugares já ocupados e contato direto com objetos que podem estar infectados. Uma dica é usar luvas descartáveis, que sempre ajudam a lembrar de não levar as mãos ao rosto e são fáceis de higienizar com álcool gel.


Manter o distanciamento no local de trabalho

Para quem já está trabalhando na própria empresa, é fundamental seguir os protocolos de segurança, que envolvem medir a temperatura, usar máscaras, higienizar calçados e bolsas antes de entrar, além, é claro, de manter o distanciamento mínimo para evitar a infecção por parte de um colega, cliente ou outra pessoa. Fazer testes frequentes também é uma boa alternativa de controle.


Embora muito ainda precise ser pesquisado a respeito do coronavírus, já se sabe que a segunda onda da pandemia é uma realidade em diversos países. E isso ocorre principalmente por causa da queda nos índices de isolamento social. Seguir as dicas de prevenção que já valiam lá em março é o que tornará o ambiente sanitário mais seguro até que se tenha uma vacina.


Continue se informando sobre o assunto: veja nosso artigo sobre o que fazer em caso de funcionário com sintomas de COVID-19.

Categories
#Covid-19
Solicite Informações para sua empresa

Levamos a sério todo e-mail que nos é enviado, por isso temos sempre um colaborador pronto para atendê-lo e tirar dúvidas durante o horário comercial.